quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Uma invicta a viver na capital

Apesar de frequentemente me dizerem que eu não tenho sotaque do Porto, basta conviver comigo um pouco que rapidamente descobrem que sou portuense.

São pouco mais de 350km no mapa, mas na vida real são anos-luz de distância entre os portuenses e os lisboetas. ( nenhum melhor, nenhum pior, esclareça-se!)

Senão acompanhem-me:

♥ Quando vou a uma pastelaria e peço um lanche misto tentam impingir-me o que aqui chamam de "merenda". Deixem-me esclarecer bem isto. Meus senhores um lanche NÃO é uma " merenda"!! NAAAAAOOOOO..não, não, não, não,  não, NAAAAAOOOOO!

É até algo ofensivo tentarem fazer aquilo passar por lanche a um invicto.

♡Quando peço uma cruzeta, tendencialmente ficam especados a olhar para mim, tentando perceber se falo na nova namorada do Tom Cruise,  num tom jocoso, e onde isso encaixaria na conversa. (cruzeta=cabide).

♥ Levo sempre com piadinhas fálicas quando me aproximo de alguém de lápis empunhando e peço uma aguça. (aguça=afia lápis).

♡ Até à data ainda ninguém resistiu repetir entre sorrisinho parvos,  sempre que uso a expressão " à minha beira".

♥ Mas a maior barbaridade que esta invicta já ouviu sobre a sua cultura e o seu âmago portuense, foi perguntarem-lhe onde podiam ir comer uma sandes "daquelas com batatas fritas e molho"... (= uma francesinha ), aqui,  neste mesmo momento e perante semelhante atrocidade, desceu em mim O sotaque...e tal como a barba do Dr Pinto da Costa*...Não foi bonito de se ver!!!!

♡É quase como dizerem que "O piolho" e o "Majestic", são meros cafés!

(*o médico legista...o irmão do Papa)

1 comentário:

Unknown disse...

Como te compreendo.. e quando estou contigo, fico tão mais do norte!!!!